quarta-feira, setembro 05, 2012

Gosto de mim assim


Li uma entrevista da Marta Gautier a propósito dos seus espectáculos e livros...
Ela relembrou-me que sou forte. Nós não mudamos, é a vida que nos muda e transforma ou adormece determinadas facetas nossas. E que quem gosta de nós, gosta pelo que somos e da forma como o somos, porque ninguém é perfeito... Obrigada!



«As mulheres estão sempre no centro dos seus trabalhos. Este último livro, Gosto de Ti Assim(ed. Objectiva), por exemplo, tem como ponto de partida uma mulher e o seu diário.
É uma mulher que não se consegue conformar com a fase em que se encontra de há uns anos para cá. Sente que está um bocadinho hipnotizada, que faz as coisas mecanicamente. Tem alguma saudade da alegria e da jovialidade que costumava ter. Então propõe-se escrever todos os dias aquilo que sente e fá-lo ao longo de 30 dias. Com isso, é obrigada a revisitar o seu passado. Muitas vezes temos questões não resolvidas dentro de nós, de infância. Dá para vivermos com uma batota aqui outra ali, sem resolvermos realmente a situação. Quando temos filhos, estes são uma oportunidade para solucionarmos estas questões, pois eles acordam em nós partes que estavam adormecidas. Muitas vezes são as nossas questões interiores que não estão resolvidas.

Andamos muito stressados, cansados e sem tempo – conversa que já não se aguenta. Mas realmente temos de cumprir inúmeras tarefas e, para trás, fica o essencial. É o que acontece a esta mulher do livro. No seu percurso ela acaba por conseguir entender os seus pais e perdoar algumas coisas. Consegue pedir desculpas a si mesma e fazer as pazes com a criança que foi. Mas custa porque para fazer um trabalho desses é preciso olhar para dentro. E isso é para os fortes.»

(Exerto de uma entrevista à Marta Gautier na revista Máxima)

Sem comentários:

Enviar um comentário