quinta-feira, novembro 22, 2012

É o Fim que Confere o Significado às Palavras


"Apenas as palavras quebram o silêncio, todos os outros sons cessaram.
Se eu estivesse silencioso, não ouviria nada.
Mas se eu me mantivesse silencioso, os outros sons recomeçariam, aqueles a que as palavras me tornaram surdo, ou que realmente cessaram.
Mas estou silencioso, por vezes acontece, não, nunca, nem um segundo.
Também choro sem interrupção.
É um fluxo incessante de palavras e lágrimas.
Sem pausa para reflexão.
Mas falo mais baixo, cada ano um pouco mais baixo.
Talvez.
Também mais lentamente, cada ano um pouco mais lentamente.
Talvez.
É-me difícil avaliar.
Se assim fosse, as pausas seriam mais longas, entre as palavras, as frases, as sílabas, as lágrimas, confundo-as, palavras e lágrimas, as minhas palavras são as minhas lágrimas, os meus olhos a minha boca.
E eu deveria ouvir, em cada pequena pausa, se é o silêncio que eu digo quando digo que apenas as palavras o quebram.
Mas nada disso, não é assim que acontece, é sempre o mesmo murmúrio, fluindo ininterruptamente, como uma única palavra infindável e, por isso, sem significado, porque é o fim que confere o significado às palavras. "

Samuel Beckett, in 'Textos para Nada'


E o fim confere significado a tanta coisa....

6 comentários:

  1. O fim pode ser o início de novas coisas, coisas boas...

    ResponderEliminar
  2. Tanto comentário 'Anónimo', xiça!
    sim, concordo e acredito que será o início de coisas boas.

    ResponderEliminar
  3. Espero não incomodar com 'tanto comentário'. Sou apenas um tipo que gosta de dar a sua opinião, valendo ela o que vale, apenas isso.
    E não quis dizer que o que tiveste foi mau. Apenas reforçar que o que aí vem pode ser melhor.

    ResponderEliminar
  4. Não incomodas. Agradeço a sinceridade e a tua opinião.
    Sim, o que eu tive não foi mau. Foi bom enquanto durou. Pensei que durasse mais, pensei que fosse para a vida. Podia ter sido melhor, mas isso tudo podia. São os 'se' da vida.
    Mas há coisas que não 'passam' de um dia para o outro. Devagarinho tudo se vai compôr. Estou a compôr a minha vida aos bocadinhos. Estou centrada nisso. O que aí vem é uma incógnita mas se queres que te diga nem estou a pensar muito nisso. Logo se vê. Um dia de cada vez.

    ResponderEliminar
  5. 'Vi-te/soube-te' tão feliz que também eu acreditei que essa relação fosse para a vida... Tenho pena que essa pessoa não te tenha feito feliz como merecias. Secalhar não te compreende. Assim como há coisas que eu não compreendo...como é que se fazem planos, se tem um filho e de repente se põe fim a isso. Neste caso será o teu filho a sofrer mais. A crescer com pais separados. A viver entre casas. Não é saudável nem para ele nem para vocês. A estabilidade que uma criança devia ter é completamente abalada. Espero que consigam resolver essa parte da melhor forma para o bem de todos e especialmente do pequeno Rafael.

    ResponderEliminar
  6. O que é bom também acaba. Também acreditei que fosse para a vida mas enfim... Incompreensão talvez mas agora não vale a pena pensar mais nisso. quero virar a página. Há que condensar energias noutras coisas, noutros objectivos, noutras pessoas. Sobre o Rafael não vai ser fácil mas terá que ser gerido da melhor forma. Os pais querem sempre o melhor para os filhos. É isso que eu quero. Vou dar o meu melhor, como sempre dei. Um dia de cada vez.

    ResponderEliminar