terça-feira, novembro 20, 2012

Momentos de Mudança

Ontem vi uma excelente reportagem na Sic -  'Momentos de Mudança' - sobre uma mulher militar que foi em missão para Cabul, no Afeganistão.
Uma história com que me identifiquei, que me trouxe recordações. Não por ter sido eu a estar lá mas pelos sentimentos reportados por quem lá esteve. A paz interior que no meio duma guerra se pode encontrar, o valor que acaba por se dar às coisas, à vida. 

Essa militar foi para além de concretizar um desafio pessoal, um sonho antigo, foi ganhar mais algum dinheiro. 

Confere que esse é o motivo principal de quem vai.

Tinha um filho, também um Rafael, mas o dela mais velho. Emocionei-me, porque se eu passo um dia longe do meu Rafinha já fico com o coração nas mãos...6 meses longe não quero, nem consigo imaginar.
A diferença entre nós é que ela já tinha o filho quando foi...eu tive o meu depois do Afeganistão.

Depois de regressar a Portugal ela voltou à rotina. Mais forte e mais feliz junto do filho e por ter concretizado um objectivo pessoal e profissional.

Depois do Afeganistão tive um 'momento de mudança', entrei numa nova rotina, comecei uma nova vida, com planos, projectos, um filho. Uma vida que não durou o tempo que eu esperava. 

Agora eu tenho uma outra nova vida. O que aconteceu, tive provas de que sou forte e de que a felicidade se constrói dia-a-dia. O meu filho, esse é a minha vida, a minha alegria.
Depois do depois do Afeganistão tive outro 'momento de mudança'.

O que virá a seguir?! Não sei mas também não me interessa. Um dia de cada vez.




4 comentários:

  1. A vida é feita de 'momentos de mudança', uns bons, uns menos bons. Só tens é que tirar partido do que viveste e aprendeste, até do que sofreste. Tudo isso junto torna-nos mais fortes.
    Já cá não passava faz tempo e fiquei surpreendido por ver que voltaste ao teu 'cantinho de escape'. Gosto 'de te ler'. É uma forma de ir sabendo o que se passa contigo, apesar da distância e do silêncio. És uma grande mulher que tem tudo para ser feliz. Podes não ter tido o desfecho do conto de fadas que sonhaste mas irás viver muitos mais contos e de certeza que com um final mais feliz. As coisas na vida acontecem por um motivo, nem que seja apenas para nos lembrar que estamos vivos. Como costumas dizer 'a vida é para ser vivida e não sobrevivida'...por isso vive a vida!

    ResponderEliminar
  2. Depois de uma série de comentário este realmente é um testamento.
    Obrigada pelos elogios e pelas considerações.
    Realmente a vida dá muitas voltas. E todos os dias aprendemos com a vida. Acredito na felicidade e tento vivê-la um dia de cada vez.
    Eu estou a viver, aliás, estou a reaprender a viver.

    ResponderEliminar
  3. Não tens que agradecer. Não são elogios, são opiniões.
    Confesso que fiquei surpreendido com tanta volta e reviravolta na tua vida. Julguei-te bem e feliz e parece que durou pouco. Parece também que saíste magoada, que não foste tu que quiseste o desfecho que o 'depois do depois do afeganistão' teve.
    A vida prega-nos rasteiras. Sabe-nos estar atentos.
    Desejo e espero que sejas feliz. No fundo é o que todos queremos.

    ResponderEliminar
  4. Ora que ainda há mais...
    Continuo a agradecer as opiniões, comentários.
    Quanto às voltas e reviravoltas...também eu fiquei surpreendida. Numas pela positiva, noutras pela negativa mas não conseguimos controlar tudo. Fui feliz, fui muito feliz. Construí um lar, tive um filho maravilhoso e vivi uma história de amor que me preencheu. Depois chegou o dia em que tudo desabou. Magoada, sim, muito. Saí muito magoada da história, surpreendida como tudo aconteceu, da forma como aconteceu e com uma rapidez estúpida. Eu não quis este desfecho, como ninguém quer, acho eu. A verdade é que ele aconteceu. Foi uma rasteira da vida. Trouxe alguns dissabores, partilhas, mal entendidos, famílias ao barulho, enfim. Só quero esquecer essa parte. Às vezes a vida faz-nos estas coisas para nos chamar a atenção. Chamou. Agora bola para a frente. Eu também quero ser feliz e acredito que o vou ser. Tenho planos, sonhos e vou lutar por eles.

    ResponderEliminar